segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Agroecologia Urbana


O que é Agroecologia Urbana? Este conceito define o uso do solo urbano agricultável como um recurso para a produção de alimentos, neste caso, aquele pedaço de solo no terreno de sua casa onde o solo está a vista, coberto por mato e que pode muito bem servir para plantar hortaliças. Boa parte da renda familiar destinada a alimentação, é voltada para a compra de hortifrutigranjeiros, ou, na maioria dos casos da população com menos poder aquisitivo, a falta desses vegetais em sua alimentação contribui para uma subnutrição, a chamada "erosão alimentar"
Uma maneira de economizar dinheiro e melhorar a qualidade de vida pela alimentação é aproveitando estas parcelas do terreno e transformando-as em hortas, essas hortas podem ser feitas de forma comunitária ou individual. O custo da produção é muito baixo comparado aos ganhos, na maioria dos casos, o preço das sementes, é parecido com o preço de 1 Kg destes produtos nos mercados, e produzirão com certeza muito mais que 1 Kg de alimento.
Para deixar o solo rico em nutrientes uma boa dica é a confecção de uma composteira, você pode fazer em uma caixa de madeira ou em qualquer recipiente, sem o fundo diretamente sobre o solo, coloque nele uma base de areia e largue toda matéria orgânica a seguir e cubra com folhas secas, a composteira deve estar bem aerada, sem usar tampa e sim coberta por folas secas, grama ou mato cortado. Todo tipo de matéria orgânica serve, as folhas secas que caem das árvores, a grama cortada, restos de alimentos e é claro o seu lixo orgânico. Desta forma você re-aproveita todo esse material que seria destinado ao lixo comum, e contribui de uma forma mais ampla ajudando na separação do lixo (em lixo seco e lixo orgânico), dessa forma você ajuda também todos aqueles que vivem da coleta de materiais recicláveis.
Essas ações geram uma reação em cadeia muito importante para a sociedade.
Você economiza colhendo os frutos de sua horta, produz seu próprio adubo separando o lixo orgânico e ajuda as pessoas que vivem da reciclagem do lixo seco. O desenvolvimento sustentável deve antes de qualquer coisa ser pensado para ser solidário. Assim como você poderá ter um retorno material, pela economia e qualidade de parcela dos alimentos que levará a sua mesa, facilitará a vida das pessoas que ajudam e muito o meio ambiente. Os "catadores", as pessoas que vivem da reciclagem. Percebeu o que uma simples horta em sua casa pode fazer, o quanto pode contribuir para a sociedade?
Não se precisa nem fazer pesquisa para saber de uma coisa: nossos avós utilizavam boa parte de seus quintais para plantar no mínimo vegetais para se ter uma salada ou um tempero, produzido por eles mesmos.
Podemos alegar que não há tempo, que é difícil e que comprar num mercado ou feira é mais fácil. Mas o fato é, que se quisermos podemos dedicar um tempinho de meia hora pelo menos, no preparo de uma horta, aos poucos, utilizando um pouco do tempo ocioso, num ócio até mesmo criativo. Sim, há jardins comestíveis, em vez de se plantar somente flores, pode-se plantar também hortaliças. Uma pequena produção, saudável e esteticamente agradável.

Agroecologia Urbana